
Geralmente,
no entanto, as ideias sempre podem ser melhoradas e algumas nem devem sair do
papel. Seja por falta de clareza ou mesmo de pesquisa, existem pequenas
empresas que não vão adiante e saber disto a tempo
pode ajudar a evitar uma decepção e um rombo na conta bancária.
Para
David Kallás, professor de Estratégia do Insper, existem quatro perguntas
essenciais para medir o quanto a sua ideia é boa. “A primeira é se sua ideia é
realmente útil. A segunda é se o seu preço é facilmente acessível para a massa
de compradores. A terceira é se você é capaz de cumprir sua meta de custo para
lucrar com o preço que definiu e, por fim, como vai fazer para entregar a um
custo adequado e ainda ter lucro. Para ser comercialmente viável, precisa ter
as quatro coisas”, explica.
Veja a
seguir quatro sinais de que uma ideia não tem potencial para virar um negócio
de fato.
1 - O MERCADO CONSUMIDOR É
IMENSO
Se você
acha que seu negócio tem um mercado consumidor enorme, já começou mal. O
primeiro passo a fazer uma pesquisa séria e não ficar só perguntado o que seus
amigos acham sobre o produto. “Precisa testar de uma forma mais objetiva do que
simplesmente consultar algumas pessoas”, diz Kallas.
O ideal é
que o empreendedor converse com clientes potenciais assim que tiver a ideia,
mas profissionalize na hora de investir. “O que vai mostrar se é boa ou não é
conseguir vender aquilo. Precisa vender ou não tem dinheiro para nada”, ensina
Marcos Simões, diretor de seleção e serviços a empreendedores da Endeavor.
Outro
sinal comum de problemas na ideia é quando o seu mercado é muito generalizado.
“Coloque como perfil quem realmente enxerga o valor do produto. Precisa pensar
qual o tamanho do mercado, para quantos clientes pode vender e é importante que
o empreendedor seja muito crítico e específico”, diz Simões.
2 - A IDEIA É TÃO INOVADORA QUE AS PESSOAS NEM ACREDITAM
Quando uma ideia é muito inovadora, o empreendedor precisa pensar em mais coisas além de abrir uma empresa. “Ele pode enfrentar resistência das pessoas, de achar que não funciona ou não vai dar certo. São barreiras cognitivas”, explica Kallas. Não conhecer as barreiras de adoção para realizar sua ideia é um sinal grave de que o empresário não está pronto. “A adoção não deve ser só pelo cliente, mas pela equipe. O grande cemitério de derrota de ideias é a própria equipe. Tem que ser bom não só para vender fora, mas dentro de casa”, conclui o professor do Insper.
Outro
tipo de barreira diz respeito ao posicionamento da sua empresa no mercado. “Tem
outros players com uma proposta e capacidade de execução muito semelhante à
sua? Precisa pensar porque o cliente compraria de você e não dele”, diz Simões.
3 - O PROJETO É ÓTIMO, MAS
PRECISA DE MUITO CAPITAL
Uma boa
ideia de negócio precisa também ser projetada para fazer a empresa crescer. É
isso o que os especialistas chamam de ideia escalável. “Não basta ter um
mercado grande, precisa saber o quão rápido consegue crescer”, explica Simões.
Geralmente, uma ideia de negócio é pouco escalável quando o crescimento da
empresa está atrelado a um alto investimento em capital ou mão de obra
extremamente qualificada. “Se precisa de muita capital para crescer, desacelera
o crescimento”, diz o diretor da Endeavor.
4 - AINDA NÃO HÁ UM MODELO DE
NEGÓCIO DEFINIDO
Você já
sabe como vai ganhar dinheiro com a sua ideia? Pois o modelo de negócios é
parte essencial de um projeto bem sucedido. “Potenciais empreendedores veem
todo mundo ganhando com algo e querem entrar também. Não precisa ser a Nasa
para construir um negócio que vai dar certo, mas tem que ter certeza que não
está fazendo mais do mesmo”, explica Simões.
O modelo
de negócio é também a chave para ter sucesso na empresa. O diretor da Endeavor
cita o exemplo dos serviços de software na nuvem. “Eles têm o mesmo produto que
os concorrentes, mas têm forma diferente de precificar. Ao invés de cobrar um
valor enorme para comprar a licença, cobram um valor mensal. Isso se dilui na
mensalidade e mais gente fica disposta a comprar”, conta.
Fonte: Priscila
Zuini
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/4-sinais-de-que-sua-ideia-de-negocio-e-ruim
Parabéns pelo blog, está excelente!
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